Translate

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Descobrindo o grão de bico -Parte 1

Minha nutri me perguntou ontem se eu comia grão de bico.
Oi?!? Quem ?!?
Desculpa aí mas nunca comi ...q gosto tem ?
Ela disse que tinha um gosto próprio,que não dava pra comparar.
 Deve ser horrível ! -eu já pensei...
Ela então me contou de um tal Petisco de grão de bico.
A palavra "petisco" foi música para meus ouvidos.
Fui pesquisar e descobri coisas bem legais mas, isso fica para o próximo post.

Hoje vamos aprender a cozinhar o grão de bico e fazer o tal petisco.
Vamos precisar de :
- 500 gramas de grão de bico;
- 01 colher de azeite ;
- sal e temperos secos da sua preferência(eu usei páprica doce e manjericão).
Lave bem o grão de bico e coloque de molho em um recipiente bem grande pois esse grão aumenta muito de tamanho.Deixe de molho por no mínimo 8 horas.Escorra,lave em água corrente e coloque na panela de pressão, a água tem passar uns 3 dedos da altura dos grãos.Feche a panela e leve ao fogo.Quando começar a chiar ,abaixe o fogo conte 15 minutos e desligue.Aguarde sair a pressão da panela naturalmente e escorra.Reserve.
A partir daqui as opções são várias mas ,por hora vamos nos concentrar no Petisco !!!
Com o grão de bico já cozido, escorrido e bem seco, pré aqueça o forno a uns 180 °.
Numa assadeira retangular,espalhe o grão de bico junte uma colher de azeite ,sal e temperos a gosto.Misture bem,para que todos os grãos sejam envolvidos pelos temperos e leve ao forno por aproximadamente uma hora.Na metade desse tempo mexa os grãos para que possam torrar uniformemente.
Pra saber se está no ponto,você precisa separar alguns grãos e deixar esfriar,quando esfria é que fica crocante!!!

Me surpreendi com o sabor ! E tenho que concordar com a nutri,grão de bico tem um sabor que não dá pra comparar com nada (risos)
Deixe-se surpreender também !  
Descubra novos sabores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi,deixe aqui seu comentário !!! Ele é importante para mim ...